top of page

4 Dúvidas sobre Coaching


Afinal, o que é esse tal de Coaching que todo mundo fala e que muitas pessoas estão fazendo?

Se em algum momento essa pergunta já passou pela sua cabeça, então esse texto vai ajudar você a entender do que se trata o Coaching. Abaixo compartilho com você as 4 principais perguntas que recebo sobre o processo de coaching.

1. O que é o Coaching?

É uma metodologia prática com foco no futuro e em obter clareza sobre o que é verdadeiro para sua vida. É também um poderoso sistema de suporte para manter você motivada e caminhando na direção que realmente deseja. Ele fornece uma perspectiva externa e interna da sua vida.

- O coaching é composto por conhecimento de diversas ciências, como por exemplo psicologia, administração, sociologia, antropologia e filosofia. Sendo assim, ele é uma das metodologias mais complexas e completas para aumento da performance e autoconhecimento, e também está em constante evolução e aperfeiçoamento.

- À medida que as pessoas percebem o quão efetivo o coaching é para as suas vidas, mais e mais ele se dissemina. Se considerarmos a partir de quando o termo foi reconhecido, podemos dizer que é algo relativamente novo. Contudo, se olharmos para o coaching evitando o uso de sua denominação, vamos perceber que esteve presente na humanidade muito antes de ser referenciado na história do coaching. Sócrates foi o seu criador, ele ensinava as pessoas a pensarem e a refletirem, buscando o conhecimento por si mesmas, em acordo com o que faz sentido para elas.

- O Coaching é um processo de expansão da consciência, é motivacional, inspirador, positivo, excitante e acionado por ação. Ajuda você a ter consciência de onde está agora, em oposição à onde você gostaria de estar, auxiliando no processo de se mover de um ponto ao outro, em um curto período de tempo. Trazendo o seu estado desejado para mais próximo de si mesmo. Também é um processo com foco em explorar o seu pensamento, determinar os seus motivos e objetivos, suas habilidades, bem como estabelecer o que está impedindo você de alcançar seus desejos e paixões.

2. Qual diferença do Coaching e de outros ramos de atuação?

É importante entendermos que o processo de coaching, não se trata de uma sessão de aconselhamento e muito menos de terapia. A grande diferença entre coaching e essas profissões é que o coaching não afirma ter as respostas. No final, o coaching terá esse efeito, mas o coach não fornece orientação ou aconselhamento diretamente. O trabalho de um coach não é expor-se a um terreno antigo, ser orientado para o passado ou fornecer informações forçadas, mas trabalhar com os clientes para ajudá-los a encontrar as respostas.

- Embora o coaching use ferramentas da psicologia, ele não consiste em terapia. A terapia tem como objetivo tratar distúrbios psíquicos e para poder participar do processo de coaching o cliente deve estar em plenas condições psicológicas, caso ele não esteja, ele precisa ter um terapeuta/psicólogo responsável por esse apoio. O coach não é qualificado para atuar nessa área, e mesmo que além de coach ele tivesse uma formação voltada para a área de terapia, ambas metodologias são diferentes e devem ser trabalhadas em momentos distintos. Outro fator de diferenciação, é que o coaching trabalha com o crescimento mental do cliente e a terapia trabalha com o alívio de sintomas psicológicos ou físicos.

- O coaching se diferencia também do aconselhamento, pelo fato de que esse tipo de relação se dá entre um profissional especializado em uma área específica e um cliente que busca ajuda de uma pessoa que possa orientá-lo para fazer escolhas acertadas. O conselheiro, ajuda o cliente a clarificar as opções, auxiliando uma tomada de decisão de forma rápida. Já o coaching, tem o foco no cliente, no desenvolvimento de suas habilidades e potencial, trabalha nas suas crenças e na superação de seus limites.

De uma for mais clara, o coaching é arte e ciência. É o conjunto de conhecimento, ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional, denominado coach, devidamente habilitado.

3. Quem é o Coach

- É um profissional capacitado para atuar na área do coaching. Esse profissional deve ter passado por uma formação de coaching e também é importante que seja certificado como Coach. Durante sua formação ele aprendeu uma série de ferramentas e comportamentos necessários para atuar como coach, sendo que, um dos comportamentos mais relevantes é a importância da escuta presente, do não julgamento e da ética profissional.

- O profissional de coach não faz suposições, não é crítico e nem julgador. A empatia é a característica fundamental do coach. O processo procura ajudar o seu entendimento sobre si mesmo. Abrange praticamente todos os aspectos do desenvolvimento pessoal que um indivíduo pode aspirar - direção de carreira e desenvolvimento, gerenciamento, executivo e liderança, business e empreendedorismo, habilidades para a vida, realização pessoal, equilíbrio de vida e aquisição de habilidades ou conhecimentos específicos.

4. O que você precisa para iniciar um processo de coaching?

- Para um bom começo, uma das primeiras coisas que você precisa para iniciar um processo de coaching é uma razão. As pessoas contratam um coach por muitas razões diferentes e diversas, como por exemplo: para avançar na carreira mais rapidamente; para auxílio na transição de carreira ou transição de vida; na definição de um objetivo para a sua vida; melhorar as relações com familiares; para ganhar um significado espiritual para a vida, para a área de business; para a busca de equilíbrio e até mesmo para a busca de organização e foco.

- Outro ponto fundamental é que esteja claro para você que coaching não é mágica! Envolve, muito trabalho e comprometimento da sua parte. Contudo, se você estiver pronto para realizar mudanças, os benefícios vão além do esperado. Esse processo é uma experiência desafiadora, exigindo um alto nível de entusiasmo e comprometimento tanto do coach quanto de você como cliente - mas vale a pena cada esforço.

Você deve estar aberto para o novo e para se redescobrir, porque o processo visa aflorar o seu potencial, em vez de apenas colocar objetivos e conhecimentos externos. O processo desenvolve em vez de se impor. Ele proporciona uma autorreflexão e a partir disso que você define a sua direção. É um facilitador de mudanças, permite que você seja quem você realmente é. O Coaching obtém o melhor de você e o capacita a tomar decisões que melhorarão sua vida.

Quer saber mais sobre o Processo de Coaching para Expatriadas, envie uma mensagem pelo Website e nós entraremos em contato com você.

Anelise Machado Schroeder

Brasileira expatriada apaixonada por transformações de vidas. Life Coach certificada internacionalmente, especialista em mulheres expatriadas.

Se você gostou do texto, curta e compartilhe nas suas redes sociais.


0 views0 comments
bottom of page